quarta-feira, 15 de agosto de 2007

E agora o meu Polly Pocket?

Este blog está numa noite de "postagem" extrema, vou ser sincero para vocês como sempre fui, vim cá postar porque os outros já cá vieram hoje, não foi por uma súbita inspiração. Então fui procurar notícias, e encontrei uma que me deixou maravilhado.
Ora cá vai, a Mattel procedeu a recolha de brinquedos por estes conterem tinta em quantidades que poderia ser considerada tóxica. Até aí tudo bem disse eu, quando li a notícia pela primeira vez, mas conforme continuei a ler a notícia, e vi os nomes dos brinquedos (a ser referidos mais à frente neste post), pus-me a pensar onde é que eles vão arranjar estes nomes, é algo brutalmente engraçado, porque se os nomes fossem traduzidos à letra, de certeza que ninguém achavam que eram nomes fixes. Mas sendo em inglês... "Ai que nome fixe para aquilo". É tipo o Dr. House! Será que se a série se chamasse Doutor Casa teria o mesmo sucesso? Eu duvido. Mas se quiserem dou-vos mais exemplos... os Rolling Stones "Ei ca fixe, vêm cá os Rolling Stones". Isso teria o mesmo impacto do que "Ei ca fixe, vêm cá os Pedras Rolantes"? Não tinha não. Agora vocês vão a um café e dizem "Desculpe, queria um cornetto macio" Muito provavelmente ela não vai perceber nada e um cornetto soft é o que não vos vai trazer de certeza (excepto se for o mais caro, que aí ela aproveita). Acho que estes exemplos chegaram para vos mostrar esse fenómenos dos termos importados, "estrangeirismos". E para que vim eu falar disso? Ora vejam porquê, o nome de alguns dos brinquedos que vão ser retirados do mercado é Doggie Day Care ("Tratar do Dia a Dia do cãozinho" será que assim vendia?) e Polly Pocket ("O Bolso da Polly", pois...). De referir que o Doggie Day Care é um acessório da Barbie, eu nem sabia que a Barbie tinha um cão, pensei que ela era apenas uma loura egocêntrica e ninfomaníaca que apenas queria acasalar com o seu Ken, ou será que a Barbie trata o Ken como um cão?
Ao menos os brinquedos da Dora que vão ser retirados chamam-se "Dora, a exploradora - Tubo de 3 figuras". Admito que poderia dizer: Ah, Não Sabia que ainda havia coisas com o nome português.

LINK da notícia

5 comentários:

Fulano Tal disse...

Ainda bem que não retiraram a Hello Kitty!!

"Olá Kitty!"

Fulano Tal disse...

Parte deste post é meu...é só pa avisar!!!


OLHA QUE PONHO OS 2 EM TRIBUNAL!!!

Fulano Tal disse...

Acho que já sei porque é que retiraram do mercado o Doggie Day Care...não pelas tintas mas sim pelos excrementos deixados pelo cão...as criancinhas podiam comer!!

Teixes disse...

O pior não era elas comerem...era comer e gostar isso sim seria o problema...

Anónimo disse...

ahahaahah o Blood é gay!!! xD